• Pesquisar
  • Esqueceu sua senha?

Delegados recebem prêmio da Justiça Federal por inovação no combate a fraudes

Delegados premiados

O trabalho desenvolvido por delegados federais foi reconhecido e premiado no III Prêmio Ajufe Boas Práticas de Gestão, na categoria “Boas práticas para a eficiência da Justiça Federal”. O responsável pela vitória é o Projeto Prometheus, desenvolvido para combater fraudes em programas sociais e, posteriormente, ampliado para as áreas de crimes ambientais, previdenciários, cibernéticos e fazendários.

Para o delegado Andrei Augusto Rodrigues, um dos sete delegados premiados, esse reconhecimento é um poderoso estímulo ao projeto, que passou a ser visto como uma ferramenta útil para as demais instituições que compõem o sistema.

“O maior impacto que esta premiação traz é o reconhecimento do esforço empreendido por toda a equipe de trabalho e áreas impactadas”, afirmou. A integração das unidades e a difusão da metodologia às Superintendências e às Delegacias da Polícia Federal também são analisadas por Andrei como um aspecto positivo.

“É uma satisfação muito grande vermos um projeto, iniciado ainda em 2016, ser premiado sucessivas vezes. Uma iniciativa que começou de forma simples, ganhou adeptos e melhorou a forma como fazemos a investigação criminal”, afirmou o delegado Franco Perazzoni, também premiado.

Projeto Prometheus

O Prometheus é uma ampliação de outro projeto premiado pela Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), o Moeda Falsa, que melhorou a gestão de notícias-crimes relacionadas a dinheiro falso. Com ele, os dados passaram a ser cadastrados e analisados por meio de ferramentas de Bussiness Intelligence (BI), colocando em foco as quadrilhas especializadas.

Entre os resultados alcançados com o Prometheus está a redução do número de inquéritos policias instaurados e, consequentemente, dos processos de competência da Justiça Federal. Há também uma ampliação da capacidade dos órgãos que integram o sistema de justiça criminal em atuar mais focados nas organizações criminosas.

Uma das primeiras investigações realizadas a partir do Prometheus foi a Operação Seguro Fake, deflagrada em fevereiro, após 1.200 notícias-crimes serem analisadas pelas ferramentas e plataformas desenvolvidas. A ação desarticulou um grupo criminoso responsável por fraudes de aproximadamente R$ 40 milhões.

Além da Polícia Federal, a construção do projeto contou com a participação da Caixa Econômica Federal (CEF), do Banco Central do Brasil (Bacen), do Ministério do Trabalho (MTE), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Nos estados em que o projeto vem sendo implantado, também há parcerias pontuais com o Judiciário Federal e Ministério Público Federal (MPF).

O Prêmio

O concurso, que está na terceira edição, foi criado pela Ajufe com o objetivo de selecionar casos de sucesso e premiar práticas de gestão bem sucedidas na Justiça Federal. O anúncio dos vencedores foi feito no dia 30 de abril, e a premiação aconteceu entre os dias 4 e 6 de junho, no Rio Grande do Norte, durante o III Fórum Nacional de Administração e Gestão Estratégica (Fonage).

Sete delegados foram premiados. São eles:

Andrei Augusto Passos Rodrigues

Coordenador-geral de Polícia Fazendária

Alessandro Jacondino de Campos

Chefe da Divisão de Repressão a Crimes Ambientais

Luciana do Amaral Alonso Martins

Chefe da Divisão de Repressão a Crimes Previdenciários

Franco Perazzoni

Chefe da Divisão de Repressão a Crimes Fazendários

Carlos Eduardo Miguel Sobral

Chefe do Escritório de Projetos

Romulo Fisch de Berredo Menezes

Chefe do Serviço de Repressão a Crimes Cibernéticos

Virginia Vieira Rodrigues Palharini

Chefe do Serviço de Análise e Dados de Inteligência

Também foram premiados o agente de Polícia Federal Hilton Rocha Paulo de Albuquerque, que é cientista de dados e database analyst, e o agente administrativo Douglas Antunis dos Santos, programador da plataforma PHP.

Delegado federal Andrei Augusto Passos Rodrigues recebendo o prêmio
Os delegados federais foram premiados na categoria “Boas práticas para a eficiência da Justiça Federal”

Curiosidade

Prometheus significa “o que pensa antes”, ou aquele que, antes de tomar decisões, analisa calmamente as questões. Na mitologia, Prometheus teria sido o responsável por conceder ao ser humano o poder de pensar e raciocinar.

Deixe sua resposta

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
Escrito por maiara

Siga-nos

Proactively formulate resource-leveling imperatives through alternative process improvements.