• Pesquisar
  • Esqueceu sua senha?

Aposentados, sim. Ausentes, nunca.

Delegados federais aposentados e pensionistas têm cadeira cativa nas programações da ADPF e participam da luta por seus direitos

Arrancar sorrisos, acolher e promover reencontros de aposentados, bem como lutar por seus direitos está entre as prioridades da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF). Por isso, a entidade faz questão de incentivar a inclusão de quem muito contribuiu com a sua força de trabalho para escrever a história da Polícia Federal do Brasil.

Entre os eventos promovidos para congregar os delegados federais aposentados está o Encontro Nacional dos Delegados Aposentados e Pensionistas que, em 2020, chegará à sua 8º edição. O último ocorreu em agosto de 2019, em Porto de Galinhas, uma das mais belas praias do litoral pernambucano. O primeiro foi em Bento Gonçalves (RS); o segundo em Ilhéus (BA); o terceiro em Foz do Iguaçu (PR); o quarto, na praia de Guarajuba, litoral baiano; o quinto, em Florianópolis (SC) e o sexto encontro ocorreu em Natal (RN).

Nos eventos, é possível tirar dúvidas sobre os assuntos inerentes à aposentadoria, pensão e reivindicações. Além, é claro, de curtir nostálgicos encontros e reencontros para lembrar de histórias vividas como delegados federais. Ainda mais quando ouvem a solene exaltação dos valores, princípios e fundamentos básicos da Polícia Federal, entoados em notas musicais que compõem o hino da PF.

A cada edição do Encontro Nacional de Aposentados e Pensionistas é escolhida uma região diferente para realizar o evento

Outra iniciativa da ADPF tem sido os almoços promovidos, a cada dois meses, pela Diretoria Regional do Distrito Federal, como forma de integrar os delegados da ativa com os aposentados, numa verdadeira confraternização bimestral. 

“Eu e o Dr. Luciano Leiro, diretor regional no DF e vice-presidente nacional da entidade, temos muito respeito pelos nossos aposentados e fazemos questão de incluí-los nas nossas programações. Nosso desejo é que esse respeito e consideração também sejam evidenciados em todas as regionais”, afirma o presidente da ADPF, Edvandir Paiva.

Na ativa

Para manter a regularidade de iniciativas como essas, a ADPF Nacional conta com Bolívar Steinmetz e Solange Vaz – dois delegados federais aposentados que fazem toda a diferença à frente da Diretoria de Aposentados e Pensionistas e Diretoria Social, respectivamente. Juntas, as duas diretorias complementam as atribuições que lhe são conferidas para cuidar dos associados, com visitas e mobilização individual para as programações. Para os preparativos do encontro anual, os dois delegados contam com a indispensável ajuda de Mara Sarpi, do Recursos Humanos da ADPF.

Delegados federais aposentados Solange Vaz e Bolívar Steinmetz trabalham juntos no cuidado aos aposentados

Aos 79 anos, Steinmetz se reveste de uma voluntária disposição para agregar os delegados federais aposentados. No trabalho, ele imprime a experiência de quem já dirigiu a Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal por cinco mandatos, sendo um dos sócio-fundadores. Mesmo aposentado, há 35 anos, ele continua ativo e contribuindo não somente na ADPF, como também em outras entidades, fomentando e fortalecendo iniciativas de valorização dos colegas aposentados. “Se a gente for ficar em casa, vai morrer muito novo. E eu quero viver muitos anos. Ainda tenho condições de prestar muitos serviços”, afirma, bem humorado. 

Não é diferente com a delegada federal Solange Vaz, 69 anos. Aposentada há 22 anos, ela divide seus compromissos pessoais com o trabalho na Diretoria Social da ADPF. “A gente está sempre aqui contribuindo com muito prazer e o presidente [da ADPF] deixa eu e o Dr. Bolívar muito à vontade, porque sabe que o que fazemos é espontâneo e de coração”, conta.

E quem atesta esse acolhimento dispensado pela entidade é a delegada federal aposentada Marta Ponce de Leon, 82 anos. “Eu sempre participo das programações da associação. Assim, eu revejo amigos, descontraio e contribuo como posso. Os presidentes [da ADPF] são sempre gentis e respeitosos com a gente”, conta a associada que, passou, de coralista, a uma das organizadoras do tradicional coral da ADPF.

7º Encontro de Aposentados e Pensionistas em Porto de Galinhas (PE)

Reivindicações atendidas

O Encontro Nacional dos Delegados Aposentados e Pensionistas da Polícia Federal chegou em 2019 à sua sétima edição contabilizando vitórias em alguns pleitos reivindicados. Confira:

  • Suspensão do uso de crachá para acesso às dependências da Polícia Federal;
  • Aplicação do Estatuto do Idoso para atendimento preferencial em todos os serviços prestados pela PF;
  • Inserção do servidor aposentado nas solenidades e celebrações oficiais, notadamente, aos que desempenharam funções de chefia, a critério do superintendente local;
  • Isenção da taxa de renovação do registro de arma (a ADPF paga o valor de R$ 60 por associado aposentado);
  • Aumento de três para cinco anos, do prazo de validade do porte de arma, conforme o art. 37, Decreto nº 8935/2016;
  • Prazo de validade da carteira funcional solucionado administrativamente;

Está em andamento a Ação Civil Coletiva ajuizada pela ADPF, contra a União e a Anac, para que os delegados aposentados da Polícia Federal portem arma de fogo em voos domésticos.

Deixe sua resposta

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
Escrito por maiara

Siga-nos

Proactively formulate resource-leveling imperatives through alternative process improvements.