• Pesquisar
  • Esqueceu sua senha?

Paixões do delegado Luiz Gustavo Fotografia e Polícia Federal

A fotografia e a Polícia Federal entraram na vida do delegado Luiz Gustavo Valença Goes, 40 anos, ao mesmo tempo. Coincidência? Não totalmente. Ele queria guardar o início da carreira na Academia Nacional de Polícia e, com fotos, o registro seria perfeito.

“Ainda na Academia Nacional de Polícia, por influência dos colegas Luiz Roberto Moreira e Luiz Augusto Pessoa Nogueira, adquiri a primeira câmera fotográfica digital, o objetivo era registrar o início de nossa vida profissional”, relembra Luiz.

Atualmente, morando em Salvador, capital baiana, Luiz Gustavo exerce a função de Chefe da Delegacia de Repressão a Crimes Previdenciários da SR/PF/Ba. A profissão começou em 2003, com posse em Rio Branco (Acre) onde registrou as primeiras imagens. “A partir desse momento, o interesse pela fotografia só cresceu”.

A maioria das fotos são feitas em viagens e nos fins de semana. A cidade de Salvador também ajuda com o visual, a rica cultura e a luz radiante. Além disso, o hobby auxilia no dia a dia. “É um excelente meio de prova para instrução de investigações, sendo absolutamente imprevisível o momento em que possa ser manuseada”, declara.

 Luiz Gustavo não tem preferência sobre o que fotografar. Sem definir um tema ou estilo, ele admite dar total liberdade à arte e paixão. Para ele, não há limites para a fotografia. O importante é dar asas à imaginação, sem aprisionar os sentimentos como fotógrafo.

 No momento, o delegado se dedica a capturar imagens de rotinas do povo baiano. “Tenho dispensado atenção para as diversas relações do homem com o mar e manifestações religiosas de matriz africana”, reitera.

 A história já foi tão longe que ele recebeu o reconhecimento da prefeitura da cidade. Uma de suas fotos foi projetada no forte do Porto da Barra – um dos cartões postais da capital baiana – além de participar de duas exposições no Museu Rodin.

 O envolvimento com concursos e exposições também teve um empurrãozinho dos amigos. Eles incentivaram e aconselharam o delegado a expandir os horizontes. 

“Passou a ter maior dimensão quando fui ‘compelido’ (risos) pelo atual superintendente do trabalho, Daniel Justo Madruga, a participar de exposição nos corredores da Superintendência. Imprimi algumas fotos e tive uma resposta muito positiva dos colegas, que me incentivaram a ir além”, conta.

 Sempre que possível, Luiz faz questão de fotografar as ações da PF. “Praticamente em todas as operações que participei efetuei algum registro fotográfico, a exemplo de bens apreendidos, sempre voltado ao auxílio da investigação”.

 A Polícia Federal tem se mostrado muito aberta a essas atividades que estimulam a criatividade, além de proporcionar um olhar diferenciado e sensível em relação ao mundo. “Acredito que a habilidade seja bem vista pela corporação, considerando que estou sempre disponível para auxiliar os colegas que precisem fazer uso dessa valiosa ferramenta quando estão em campo”.

Deixe sua resposta

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
Escrito por maiara

Siga-nos

Proactively formulate resource-leveling imperatives through alternative process improvements.