• Pesquisar
  • Esqueceu sua senha?

Coral da ADPF dá o tom da solidariedade

Criado há mais de uma década com o objetivo de desenvolver trabalhos de assistência social, grupo mistura música e solidariedade

Em 26 de fevereiro, o Coral da ADPF-DF completou  11 anos de existência, tempo suficiente para reunir boas histórias e um legado que vai além da cantoria. 

O delegado federal aposentado Bolivar Steinmetez, que criou o coral ao lado da delegada federal aposentada Iracema Cirino de Sá Ribeiro, conta que a principal finalidade do grupo é fazer assistência social por meio da música e de campanhas solidárias. É, também, uma forma de aproximar a Polícia Federal da comunidade.

“As pessoas se surpreendem quando descobrem que o coral é formado por delegados. Mas, a polícia não é só prender. Nós também somos humanos e nos sentimos gratificados de poder ajudar ao próximo, seja levando alegria com a nossa música, ou doações a quem precisa”, explica Steinmetez.

É o que acontece, por exemplo, no Lar Francisco de Assis, entidade filantrópica que atende idosos no Núcleo Bandeirantes, no Distrito Federal. Além de fazer apresentações musicais, o Coral da ADPF-DF doa cadeiras de rodas, materiais de higiene pessoal e de limpeza, além de cobertores e fraldas.

O Lar dos Velhinhos Bezerra de Menezes, em Sobradinho, também recebe apresentações do grupo. O fundador tem uma lembrança muito especial de um desses momentos: “Enquanto o coral se apresentava, eu olhei pelos corredores e avistei idosos que não conseguiam se levantar da cama de tão debilitados e balançavam as pernas ao som do que os coralistas cantavam. É isso o que toca, emociona a gente”.

Em 2019, foi a vez dos moradores de rua de Taguatinga ganharem cobertores e camisetas, no período do inverno. O mesmo foi feito na comunidade quilombola dos kalungas,no município de Cavalcante, em Goiás.

Benefícios

Não é só o prazer de ajudar o próximo que move os coralistas. O forte vínculo de amizade que os integrantes passam a ter e os benefícios para a saúde, também os estimula a continuar juntos, todas as quartas-feiras, ensaiando durante à noite, na sede da Diretoria Regional da ADPF-DF, no Lago Sul.

É que o canto, segundo fonoaudiólogos, traz muitos benefícios para a saúde física, mental e social. Os exercícios respiratórios que são praticados durante as aulas, por exemplo, regulam a postura corporal, eliminam a insônia e a dificuldade para engolir alimentos, melhoram a tonicidade da laringe, entre outros.

Atualmente, o coral possui 29 componentes, entre associados aposentados, familiares e convidados. E, nesses 11 anos, acumula centenas de apresentações em hospitais, cantatas de Natal, missas e nos aniversários de Brasília e da Polícia Federal. O grupo também recebe convites de instituições como o Banco do Brasil e o Serviço Social do Comércio (Sesc). Os coralistas chegaram a se apresentar em Mendonza, na Argentina, durante o Festival Internacional de Coros das Américas Cantapueblo.


Delegado federal aposentado Bolivar Steinmetez, atual diretor de Aposentados da ADPF, acredita que iniciativas como essas mantém viva a chama de ser delegado de Polícia Federal

Com a experiência de quem ajudou a fundar e presidiu a ADPF por cinco mandatos, Bolivar Steinmetez, atual diretor de Aposentados da ADPF Nacional, acredita que iniciativas como a do coral fazem bem para os colegas que não estão mais na ativa. Segundo ele, a ação mantém viva a chama de ser delegado de Polícia Federal por meio do vínculo de amizade criado entre os participantes.

Deixe sua resposta

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
Escrito por maiara

Siga-nos

Proactively formulate resource-leveling imperatives through alternative process improvements.